Treinar em jejum emagrece?

Postado em - 26 de Janeiro de 2018 - 9:45 - Sem Comentários

Treinar em jejum emagrece?É viável praticarmos exercícios físicos em jejum? Ultimamente algumas pessoas estão adotando a prática do exercício físico em jejum na tentativa de emagrecer mais rápido. Além de não conseguirem este feito, situações como tonturas, desmaios, serão frequentes nestes indivíduos, pela falta de combustível (energia), imediata para o organismo utilizar nos músculos. A opção de treinar em jejum é seleta na falta de apetite ou na intenção de diminuir o peso. Mas será que praticar exercício físico em jejum emagrece? O jejum pode engordar?
Ao iniciar o exercício físico o organismo necessita de energia para execução dos movimentos, esta será proveniente do combustível imediato: a glicose, gerada através dos carboidratos. A falta do consumo deste nutriente pré-treino pode ocasionar uma hipoglicemia, dificultando a contração muscular para gerar a força ideal, impossibilitando um treinamento em intensidade mais elevada. A falta da energia imediata, o organismo recrutará outra fonte de reserva energética para execução dos movimentos. A partir deste instante as proteínas entram em ação, lembrando que estas fazem a construção muscular e ajudam no processo de hipertrofia muscular e não esquecendo a importância da massa magra no processo de emagrecimento.
Com o recrutamento das proteínas o indivíduo passa a perder músculos e diminuir o metabolismo (grande aliado para luta contra o emagrecimento), O fato de emagrecer não se resume na diminuição do peso corporal e sim na diminuição dos percentuais de gordura e aumento da massa magra. É o que ocorre no exercício praticado em jejum, o indivíduo diminui o peso e continua gordo.
Além de diminuir a massa magra o exercício físico em jejum pode gerar também: o desequilíbrio hormonal, o indivíduo terá seu apetite aumentado na próxima refeição e o consumo será bem acima das calorias ideais para tal; perda da consciência; desmaio; metabolismo mais lento; mau humor.
Para um melhor desempenho nos exercícios o correto é alimentar-se antes pelo menos uma hora e obtenha entre os combustíveis de preferência os carboidratos: os mais indicados são as frutas, pães, sucos, cereais. É também válido evitar alimentos que causem desconfortos abdominais como gorduras e frituras. Portanto não deixe de se alimentar, apenas escolhe os alimentos corretos!

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