SEDENTARISMO ALIMENTAÇÃO E MORTALIDADE

Postado em - 11 de outubro de 2018 - 13:16 - Sem Comentários

 

             

CORRELAÇÃO DO SEDENTARISMO E MÁ ALIMENTAÇÃO COM A MORTALIDADE

O sedentarismo conhecido também como a doença do século, nada mais é que a ausência ou diminuição de atividade física. Mas o que podemos enquadrar no conceito de atividade física? A atividade física consiste em dispêndio muscular de energia, confirmando que não seja a prática de algum esporte, podendo ser o simples ato de varrer a casa, passar ferro em roupas ou passar pano. Já o exercício físico seria dispêndio de energia com o objetivo físico, como exemplo a musculação. Mas quais são os riscos da inatividade física?

Imagine agora você sendo um indivíduo sedentário, possui um estilo de vida agitado e não tem uma alimentação saudável. A dificuldade de horários para ajustes ao tempo corrido contribui para uma balança energética desfavorável, pela falta de qualidade dos nutrientes e da ingesta em horários descontrolados, agravando a isso, o sedentarismo. Como esses aspectos prejudicam nossa saúde e diminui nossa expectativa de vida?

A má alimentação pode nos remeter a grande quantidade de sódio, excessos de carboidratos e gorduras. Logo com tais aspectos negativos, surgem indícios patológicos como: hipertensão arterial, níveis acima de 135/85 mm/hg, açúcar no sangue acima de 110 mg/dl, triglicerídeos acima de 150 mg/dl, estes já remetem alguns dos indicadores da síndrome metabólica. Para completar esses indicadores teríamos também a circunferência abdominal, nos homens acima de 102 cm, nas mulheres acima de 88 cm e como outro fator da síndrome é o bom colesterol ou o HDL, nos homens abaixo de 40 mg/dl e nas mulheres abaixo de 50 mg/dl. Qual a dúvida que as patologias diminuem sua expectativa de vida?

COMO SAIR DO SEDENTARISMO?

Saiba que praticar algo que você não tem costume terá alguns percalços, dessa forma você sabe como iniciar? Entenda que fisiologicamente você ao iniciar as atividades, seu organismo irá produzir hormônios que proporcionam prazer (endorfina), ponto super positivo.

Embora, entenda que o primeiro passo é saber seus riscos patológicos, realize exames e verifique todos os índices que fazem parte da síndrome metabólica. Partindo desse principio o treino será aplicado pelo professor. A aplicação de rotina saudável e sair do sedentarismo, parte do momento que é inserido regularmente o exercício físico pelo menos 3 vezes por semana durante no mínimo 30 minutos, além de estabelecer uma dieta que contenha todos os nutrientes necessários para o organismo. Portanto qual sua expectativa de vida em anos? O que você tem como rotina diária saudável que contribua para isso? Você ainda não iniciou a prática dos exercícios físicos?

 

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