Colheita Amarga

Postado em - 3 de dezembro de 2017 - 20:10 - Sem Comentários

COLHEITA AMARGA (Bitter Harvest) / 2017

Primeiramente é bom esclarecer que apesar do tema, esse filme canadense não é lá uma superprodução aos moldes americanos, percebo uma deficiência enorme nas atuações, mas que em nada compromete essa triste página da nossa história em que se baseia esse longa.

O filme mistura romances e sonhos numa época muito complicada para região do Cáucaso no início dos anos 30 quando da ascensão do maior criminoso que o mundo já abrigou: Joseph Stalin.

Ambientado na Ucrânia dos anos 30, conta a história de Yuri, um jovem artista de uma área rural que sonha em ir pra Kiev tentar uma cerreira artística. Yuri é neto de um grande guerreiro que ainda vivo tenta lhe passar alguns ensinamentos em vão por conta de seu interesse e habilidade pra arte.

Ao assumir o poder da União Sovética, Joseph Stalin promove o bloqueio de alimentos à Ucrânia, que era um dos maiores produtores de grãos do país, obrigando os camponeses a produzirem mais e mais e depois confiscar toda produção. Esse fato ficou conhecido como “A Grande Fome da Ucrânia” ou “Holodomor”, que significa matar através das privações.

Yuri então foge pra Kiev e lá encontra alguns amigos e começa a participar do partido comunista, que alguns deles achavam o governo de Stalin justo, e logo foram reprimidos e muitos fuzilados. Yuri então, com sua habilidade artística, consegue fugir e vira um bravo guerreiro como fora seu pai e seu avô de outrora.

Yuri tenta voltar pra sua terra a fim de resgatar seu grande amor e seus familiares para fugirem pelo rio e cruzar a fronteira com a Polônia. Apesar dos acontecimentos serem históricos e reais, não encontrei a veracidade dos personagens e nem da história que as circundam.

Apesar de ser um filme triste e pesado, vale muito a pena assistir para conhecermos os fatos e depois nos aprofundarmos na pesquisa desse que fora considerado um dos maiores genocídios da história da humanidade matando mais de 25 milhões de pessoas.

Trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=zSIOybTKzFc

Gabriel Gomes Gabriel Gomes

Professor de matemática da rede estadual e um curioso da sétima arte.


Enviar e-mail

Deixe seu comentário!

Para: Colheita Amarga


Siga-nos!