EUCLIDES BARRACA

Postado em - 13 de abril de 2019 - 21:09 - Sem Comentários

Gente Sergipana (memória) – Euclides Fiel dos Santos (Euclides Barraca), nasceu em 18 de junho de 1912, filho de José dos Santos e Rita Maria de Jesus (Maria Barraca). Gente dos Tabuleiros dos Caboclos, um antigo Mocambo, em Itabaiana.
Seu Euclides Barraca era o Guarda Noturno de minha infância. Munido de um apito e uma bicicleta; tomava conta das ruas de Itabaiana. Até onde eu sei, desarmado. Os raros larápios temiam as autoridades.
Na alta madrugada, quando eu ouvia um barulho estranho, mamãe tranquilizava-me: deve ser gato no telhado ou visagem. Vá dormir…
Não se pensava em ladrões, sabíamos que Seu Euclides não cochilava.
A cada meia hora, ele passava apitando. Era um apito de silvo longo, como se dissesse, durmam, não se preocupem, continuem dormindo que eu estou aqui.
Seu Euclides Barraca era o nosso anjo da guarda.
Logo cedo ele fazia bico no Cinema de Seu Zeca, como lanterninha.
Em minha infância a segurança pública em Itabaiana ficava aos cuidados dos Guardas Noturnos. Seu Euclides e João Guarda, eram os que cobriam o Beco Novo.
Seu Euclides Barraca, depois de muitos serviços prestados, faleceu à 14 de agosto de 2005, aos 93 anos, e está sepultado no Cemitério de Santo Antonio e Almas.
Deixou o exemplo e uma numerosa família bem criada.
Muito obrigado, Seu Euclides Barraca!
Antonio Samarone.

Deixe seu comentário!

Para: EUCLIDES BARRACA


Siga-nos!