Associativismo e sua importância para a democracia

Postado em - 5 de dezembro de 2017 - 10:12 - Sem Comentários

A sociedade civil vem, nos últimos anos, se fortalecendo e a vida associativa tem alcançado muitos avanços. E isto é muito importante para a consolidação da democracia em nosso País. É fácil definir o termo associação como um resultado de iniciativa, seja formal ou informal, de reunir pessoas com objetivos e interesses comuns (científicos, culturais, políticos, filantrópicos, econômicos, sociais, etc.) com a finalidade de gerar benefícios para si e/ou para terceiros, fortalecidas pela união para enfrentar desafios. Não se restringe a pessoas físicas e se constituem sob as mais variadas categorias, formais ou informais. É cada vez mais intenso o associativismo entre pessoas jurídicas porque no mundo empresarial um desses desafios se refere, por exemplo, à competitividade, dentre outros. Os entes econômicos precisam de cooperação recíproca, parcerias, união, para se tornarem mais competitivos. Com isto é possível fortalecer o compartilhamento de recursos, riscos, custos, pesquisas, acesso a mercados maiores, enfim, incentivar a busca de meios para melhorar o desempenho de todos os envolvidos, respeitadas as características individuais. Interessante notar que o associativismo ajuda, e muito, a estabelecer diálogos com o poder público com melhores resultados, além de dar visibilidade e respeito perante a sociedade às categorias que são representadas pelas associações, cooperativas, sindicatos, consórcios empresariais e outras entidades. É inegável que há ganhos consideráveis para o processo democrático, ainda que haja uma grande heterogeneidade de objetivos e propósitos nessa área com interesses muitas vezes conflitantes mas que fazem parte da essência da democracia.

 

Palestra I

O ano de 2017 já está se encerrando, mas o Conselho Regional de Administração (CRA-SE) ainda tem missões para o ano corrente. Sucesso da gestão, será realizada mais uma Palestra Beneficente, a última de 2017. E o responsável por encerrar este ciclo de palestras é o conselheiro Adm. Vinícius Nejaim, que apresentará “Competências Essenciais para o Empreendedor do Século XXI”. O evento acontece no dia 11 de dezembro, a partir das 18h30, no auditório do CRA-SE.

Palestra II

Sempre voltado à capacitação de Administradores e Tecnólogos, o CRA-SE também tem a sua missão social muito clara e procura contribuir com a sociedade como um todo através de palestras como do Adm. Vinícius Nejaim. E é pensando assim que a inscrição para esta palestra é gratuita, mas é solicitada a entrega de um kit de higiene pessoal na entrada do evento. O material arrecadado será destinado a uma instituição de caridade. Para se inscrever visite crase.org.br

Palestra III

A palestra, que foi um grande sucesso nas comemorações para o Dia do Administrador, em setembro deste ano, será realizada por Vinícius Nejaim com conteúdos atualizados sobre o tema. O Administrador é conselheiro do CRA-SE, Mestre em Administração de Empresas, especialista em Estratégia e Gestão de Pessoas e consultor empresarial.

Doação I

O Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) esteve na tarde da segunda-feira, 27 de novembro, no Asilo Rio Branco para a entrega de doação de fraldas geriátricas. O material arrecadado é proveniente de mais uma das palestras beneficentes promovidas pelo Conselho. O Asilo Rio Branco existe desde 1911 e já ajudou centenas de idosos na cidade de Aracaju. Atualmente, a unidade possui 29 quartos, com capacidade para acolher quase 60 idosos. Além da gestora Adm. Jeane Santos, o asilo conta com a ajuda de cuidadores, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista e médico. As doações são fundamentais para manter o local ajudando tantos idosos. Para contribuir com o Asilo Rio Branco, os interessados devem ligar para (79) 3217-6124.

PENSAMENTO: Você descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. William Shakespeare

Deixe seu comentário!

Para: Associativismo e sua importância para a democracia


Siga-nos!